segunda-feira, 18 de março de 2013

Pergaminoso do Mês de Abril - Thiago Soeiro

Olá, pessoas que amam o nosso blog de poesia!
Acredito que vocês estavam morrendo de saudades de nosso bloco "Pergaminoso do Mês", que ficou parado durante o nosso aniversário de um ano de P&P. Pois saibam que esse mês de abril ele voltará lindo, cremoso, crocante e cafonérrimo: teremos o poeta Thiago Soeiro como nosso Pergaminoso do Mês de Abril. Vamos lá conhecer esse incrível poeta?

O Pergaminoso do Mês de Abril, Thiago Soeiro
Nome completo: Thiago Gomes Soeiro
Nome artístico: Thiago Soeiro
Data de nascimento: 26/03/1989
Naturalidade: Belém/Pará
O que faz da vida: Jornalista, atualmente da comunicação da Feira do Livro do Amapá (FLAP)
Qual o seu trabalho artístico: Administrador, há quatro anos, do blog Amor Cafona (http://www.amorcafona.blogspot.com.br), espaço que traz poemas e cartas que falam de amor, saudade, tristeza, poesia e coisas bobas da vida. É um dos fundadores do Grupo Poético Artístico Poetas Azuis, que trabalha a poesia de forma falada, que completará um  ano agora em junho.
Quando começou: Começou a escrever na adolescência cartas, modelo que segue até hoje. Gosta de cartas e introduz nela a linguagem do poema, para torná-las mais atrativas. Só com a criação do blog (que por mais de um ano foi anônimo) é que começou a mostrar seus textos. Há pouco menos de três anos começou a se desafiar no mundo dos poemas e hoje gosta dos poemas curtinhos, influenciados por Paulo Leminski, Alice Ruiz, Pedro Stkls e Aline Monteiro. Na sua vida literária já participou das duas edições da Agenda Arte Literária (2012 e 2013), organizado pelo grupo Abeporá das Palavras e da Coletânea de Poesia na Boca da Noite, organizada pelo grupo de mesmo nome, além do e-book Sete Estações Poéticas, organizado pelo poeta Marvin Cross. Foi classificado pelo concurso de poesia 2013 da Editora Vivara.
Planos para o futuro artístico: Espera ainda poder lançar o seu livro só de cartas e um só de poemas, além de continuar o trabalho com a declamação, que é uma das coisas que mais gosta, e levar esse trabalho adiante e trazer mais pessoas para o mundo da poesia falada.

Das grandezas do eu

Tenho uma grandeza formiga
E uma paciência folha
Para essas pessoas sem árvores.

Thiago Soeiro.

----

E então, pessoas bonitas, gostaram?
Thiago Soeiro estará no próximo encontro do Pena & Pergaminho, dia 05/04, respondendo a todas as dúvidas de nossos visitantes curiosos. Conheça o trabalho dele pela nossa página no Facebook e leve suas perguntas para o dia do Pergaminoso!
Esperamos vocês lá!

Rodrigo Ferreira.

1° Aniversarau do "P&P" - 2° dia

O segundo dia de comemoração por um ano de encontros realizados, foi cercado de muita poesia, intervenções poéticas e música.
A noite foi iniciada com declamações e em seguida a banda “Pássaros Cantam na Chuva” fez um animado show.
As intervenções poéticas ficaram por conta de Lorrana Maciel, Almando Storck, Patrick, Kássia Modesto, Tiago Corrêa e Rodrigo Mergulhão, além de contar com a participação do público presente para vários blocos com declamações.
A música fez-se presenta ainda com a Lara Utzig e Kallebe Amil fazendo um show da banda Desiderare, após isto, a “Pássaros” retornou ao palco pra fechar a noite, contanto agora com uma participação mais que especial de Silmara da Banda “Negro de Nós”.
O encontro foi encerrado com os agradecimentos a todos e os Parabéns ao “Pena & Pergaminho”.
Confira abaixo as algumas fotos do que rolou:







 






Agradecimento especial aos colaboradores que ajudaram a Diretoria na realização do evento: Anne Caroline,Genniffer Moreira, Heliana Bastos, Marcio Kaio, Patrick Franco, Rodrigo Mergulhão e Tiago Correa. Ao Governo do Estado do Amapá por disponibilizar sonorização. As Bandas Desiderare e Pássaros Cantam na Chuva e todos o que interviram poéticamente, Lorrana Maciel, Almando Storck, Patrick, Kássia Modesto, Tiago Corrêa e Rodrigo Mergulhão.

domingo, 10 de março de 2013

1° Aniversarau do P&P - 1° Dia

O primeiro dia do Aniversarau do Pena & Pergaminho, que aconteceu na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, proporcionou ao público presente um momento brilhante de conhecimento e discussões de literatura e do âmbito cultural e literário no Estado do Amapá.

Os poetas Rodrigo Ferreira e Tiago Quingosta, palestraram sobre “Estruturas Poéticas”, explanando sobre as mais diversas estruturas que um poema pode se apresentar, desde os mais conhecidos como os sonetos, passando pelos mais simples como por exemplo o haicai, chegando aos mais complexos como a sextina.




Em seguida, foi a vez de Samila Lages e Antonio Fernandes Junior, falarem sobre “Jovens Escritores: Os desafios na produção e reprodução da narrativa fantástica”, perpassando pelos variados tipos deste estilo narrativo e suas características. Ao fim, os jovens que já tem livros lançados falaram a respeito dos mesmos e de suas dificuldades desde a etapa de contato com uma editora até a aceitação do público amapaense.




A poetisa e professora da Universidade Estadual do Amapá, Carla Nobre, explorou o tema “Linguagem, Poesia e Devaneio”, envolvendo em sua explanação a declamação de vários poemas pra explicar a linguagem livre que deve ser inerente ao autor, assim como os devaneios presentes no processo de criação do poema.




Rodrigo Mergulhão foi quem encerrou o ciclo de palestras falando sobre o tema “Do Criador é a Criatura? O eu-lírico x o Escritor” e apresentou a diferenciação entre o autor e o eu-lírico,  procurando dar ênfase na diferenciação que deve ser feita entre aquele e o que se escreve.


A noite foi encerrada com uma mesa-redonda sobre “O Papel dos Grupos Poéticos na Difusão da Cultura no Estado”. Os representantes dos Poetas Azuis, Poesia na Boca da Noite, Tatamirô Grupo de Poesia e do próprio Pena & Pergaminho, discutiram a respeito do trabalho de cada Grupo e seus papeis dentro do cenário cultural amapaense. Ao fim todos agradeceram e parabenizaram o “P&P” pelo um ano de existência e os diretores.


Agradecimento especial ao representantes dos Grupos que compareceram, Alcinea Cavalcante, Adriana, Herberth Emanuel e Pedro Stkls. Assim como aos palestrantes, Antonio Fernandes Jr., Carla Nobre, Rodrigo Ferreira, Rodrigo Mergulhão, Samila Lages e Tiago Quingosta.

domingo, 3 de março de 2013

1° Aniversarau do "P&P"


O grupo Pena & Pergaminho se prepara para comemorar 1 ano de encontros realizados. E para esta ocasião, reservou 2 dias em comemoração.

Nessa jornada de 1 ano de eventos mensais com diferentes temáticas, contando com a participação, colaboração e intervenção de diversos artistas amapaenses, o anseio de incentivar a difusão da cultura dentro do Estado do Amapá se tornou algo cada vez mais forte.

A necessidade de ultrapassar as paredes do auditório do Centro Franco-Amapaense fica cada vez mais clara na medida em que a busca da democratização da cultura transcende os habituais encontros na primeira sexta-feira útil de cada mês.

Assim, com o desejo de difundir a arte de maneira contínua, espera-se que esse seja apenas o primeiro de muitos aniversaraus abertos à sociedade civil.

Dessa forma, você e todos os seus conhecidos estão convidados para conferir, fazer e ser parte desse momento totalmente poético.

Confira abaixo a programação de cada um desses dias:

08/03
Auditório da Biblioteca Pública Elcy Lacerda

16:00: Workshop - Estruturas Poéticas
(Rodrigo Ferreira e Tiago Quingosta).

16:45: Palestra - Jovens Escritores: Os desafios na produção e reprodução da narrativa fantástica
(Antonio Fernandes Jr.  e Samila Lages)

17:30: Palestra – Linguagem, Poesia e Devaneio
(Carla Nobre)

18:15: Palestra - Do Criador é a Criatura? O eu-lírico x o Escritor
(Rodrigo Mergulhão)

19:00: Mesa Redonda – O Papel dos Grupos Poéticos na Difusão da Cultura no Estado
(Representantes dos grupos Poéticos do Estado).


09/03
Centro Cultural Franco-Amapaense

Abertura e Intervenção Poética.

Apresentação Musical:  Pássaros Cantam na Chuva

Intervenção Poética: Lorrana Maciel


Intervenção Poética: Declamação


Apresentação Poético-Teatral: Almando Storck


Intervenção Poética: Declamação

Dança: Endrew Silva


Apresentação Poético-Teatral: Kassia Modesto


Intervenção Poética: Declamação


Intervenção Poética:  Tiago Correa e Rodrigo Mergulhão


Apresentação Musical: Desiderare

Você não pode perder!
Divulgue, compartilhe nas redes sociais. Convide seus amigos!
Estamos prontos pra receber todos.