domingo, 10 de março de 2013

1° Aniversarau do P&P - 1° Dia

O primeiro dia do Aniversarau do Pena & Pergaminho, que aconteceu na Biblioteca Pública Elcy Lacerda, proporcionou ao público presente um momento brilhante de conhecimento e discussões de literatura e do âmbito cultural e literário no Estado do Amapá.

Os poetas Rodrigo Ferreira e Tiago Quingosta, palestraram sobre “Estruturas Poéticas”, explanando sobre as mais diversas estruturas que um poema pode se apresentar, desde os mais conhecidos como os sonetos, passando pelos mais simples como por exemplo o haicai, chegando aos mais complexos como a sextina.




Em seguida, foi a vez de Samila Lages e Antonio Fernandes Junior, falarem sobre “Jovens Escritores: Os desafios na produção e reprodução da narrativa fantástica”, perpassando pelos variados tipos deste estilo narrativo e suas características. Ao fim, os jovens que já tem livros lançados falaram a respeito dos mesmos e de suas dificuldades desde a etapa de contato com uma editora até a aceitação do público amapaense.




A poetisa e professora da Universidade Estadual do Amapá, Carla Nobre, explorou o tema “Linguagem, Poesia e Devaneio”, envolvendo em sua explanação a declamação de vários poemas pra explicar a linguagem livre que deve ser inerente ao autor, assim como os devaneios presentes no processo de criação do poema.




Rodrigo Mergulhão foi quem encerrou o ciclo de palestras falando sobre o tema “Do Criador é a Criatura? O eu-lírico x o Escritor” e apresentou a diferenciação entre o autor e o eu-lírico,  procurando dar ênfase na diferenciação que deve ser feita entre aquele e o que se escreve.


A noite foi encerrada com uma mesa-redonda sobre “O Papel dos Grupos Poéticos na Difusão da Cultura no Estado”. Os representantes dos Poetas Azuis, Poesia na Boca da Noite, Tatamirô Grupo de Poesia e do próprio Pena & Pergaminho, discutiram a respeito do trabalho de cada Grupo e seus papeis dentro do cenário cultural amapaense. Ao fim todos agradeceram e parabenizaram o “P&P” pelo um ano de existência e os diretores.


Agradecimento especial ao representantes dos Grupos que compareceram, Alcinea Cavalcante, Adriana, Herberth Emanuel e Pedro Stkls. Assim como aos palestrantes, Antonio Fernandes Jr., Carla Nobre, Rodrigo Ferreira, Rodrigo Mergulhão, Samila Lages e Tiago Quingosta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário