terça-feira, 26 de junho de 2012

5º Encontro do P&P

Flores na Varanda


O grupo musical "Pássaros Cantam na Chuva" apresentará o seu mensal "Flores na Varanda" no Centro Cultural Franco Amapaense, homenageando a poetisa amapaense Carla Nobre. Vamos prestigiar e conhecer um pouco mais não somente dessa poetisa mais como dos promotores desse evento? Sintam-se convidados.


Rodrigo Ferreira.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

"Pena & Pergaminho" na rádio

No último domindo, dia 17 de junho, parte da coordenação do Grupo "Pena & Pergaminho" esteve presente no estúdio da Rádio Difusora de Macapá - AP, para participar do programa "Ponte Aérea", apresentado por Terezinha.

Tiago Quingosta, Kelvin Almeida, Rodrigo Ferreira e Frank Palmerim, falaram a respeito do Grupo poético, desde sua origem aos seus projetos. Também conhecemos um pouco de cada um dos coordenadores e houve a um caloroso debate sobre o tema "Romantismo na modernidade". Claro, não poderiam faltar as declamações poéticas no ar para todo o estado e algumas cidades da Guiana Francesa.

O programa "Ponte Aérea" acontece todo domingo, à partir das 20:00 até 00:00. Sintonize 630 AM e curta também essa maravilha da rádio amapaense.

O Grupo Pena & Pergaminho agradece ao convite da Rádio Difusora, à apresentadora Terezinha pela recepção, e espera um próximo convite qualquer dia.

Abaixo, você confere algumas imagens do que rolou.

Tiago Quingosta e Kelvin Almeida


Tiago Quingosta e Frank Palmerim


Rodrigo Ferreira

Frank Palmerim e Rodrigo Ferreira.

domingo, 17 de junho de 2012

Projeto Palavras ao Vento

História boa é história com muitos cúmplices

Os Rodrigos do grupo Pena & Pergaminho (Rodrigo Ferreira e Rodrigo Mergulhão) resolveram iniciar o projeto Palavras ao Vento, para influenciar a leitura de livros durante essa época de férias escolares do mês de julho.

Então, que tal compartilharmos nossos livros favoritos?

Funciona assim: dia 06/07, nossa próxima reunião, todos os pergaminosos levam um livro (com o qual se identifica, acha interessante e sempre recomenda aos outros) para trocar por outro com algum membro do grupo, que assim também o tenha levado para troca, até o próximo encontro (do dia 03 de agosto).

Em agosto, dia 03/08, os livros serão devolvidos aos seus respectivos donos, acompanhado de uma crítica sobre o mesmo, para que todos possam buscar essa obra a partir da opinião dos leitores dela.

Como bons egoístas de nossas estantes, realmente é doloroso ver páginas nossas alçando voos no escuro. No entanto, a intenção é exatamente essa: palavras jogadas a um vento capaz de causar, em seu pouso, luz.

OBSERVAÇÕES:

1 - Ninguém ficará com o livro de ninguém, será uma troca com devolução garantida, então não tenha medo. Quem ficará com o seu livro será alguém conhecido e um amante da leitura, não qualquer um;
2 - Você não é obrigado a participar se não quiser, mas somente aqueles que levarem poderão obter um livro para leitura;
3 - Não precisa ser um livro literário, mas tem que ser um livro que você goste;
4 - Não há quantidade mínima ou máxima de páginas, mas leve um que possa ser lido durante as férias tranquilamente;
5 - Não é preciso dizer que o livro que você pegar emprestado não é seu, né? Então lembre: cuide como se fosse seu e entregue da mesma forma que o recebeu.
6 - Qualquer outra dúvida, estaremos no grupo do Facebook para solucioná-la.

Contamos com a participação de todos!

Rodrigo Ferreira e Rodrigo Mergulhão.

sábado, 2 de junho de 2012

Pergaminoso do Mês de Julho - Ruenderson Picanço

Para iniciar o projeto "Pergaminoso do Mês", falaremos sobre o poeta sorteado para a entrevista de Julho, o escritor Ruenderson Picanço. Conheçam um pouco do nosso primeiro Pergaminoso:

Ruenderson Picanço - Pergaminoso do Mês de Julho

Nome: Ruenderson Picanço Almeida da Silva
Nascimento: 17/12/1992 (19 anos)
Naturalidade: Macapá/Amapá
O que faz: Estudante de Administração
Qual o seu trabalho artístico: Pequenas músicas, poemas e versos de formas livres.
Quando começou: 19/07/2008, tem aproximadamente 200 obras finalizadas.
Planos para o futuro: Um dia escutar uma de suas músicas escritas na rádio ou na voz de um dos seus cantores/bandas favoritas.
Uma arte do Pergaminoso:

Autobiografia

Às vezes sou liberal
outras tão demode.
Às vezes gosto de pegar,
outras só de ver.

Às vezes sou cheio,
outras tão vazio.
Às vezes mordo,
outras sorrio.

Às vezes o último dos românticos,
outras um conquistador barato.
Às vezes um leão,
outras só um rato.

Às vezes com os amigos,
outras com os inimigos,
Às vezes o falador,
outras apenas seus ouvidos.

Às vezes P... com a vida,
outras super relax.
às vezes original,
outra só a xerox.

Às vezes aberto,
outras fechado.
Às vezes dormindo,
outras desacordado.

Às vezes esclarecido,
outras confuso.
Às vezes claro,
outras escuro.

Às vezes alegre,
outras triste.
Às vezes eu digo: Parabéns!
outras: Eu te disse!

Ruenderson Picanço.

----

Depois de conhecer um pouco do nosso primeiro artista, vamos continuar acompanhando o seu trabalho pelo grupo no Facebook e elaborar nossas perguntas para o dia 06/07/2012, nosso próximo encontro. Esperamos por vocês. Até lá.

Rodrigo Ferreira.

Projeto "Pergaminoso do Mês"


O "Pergaminoso do Mês" é o projeto de divulgação artística interna do grupo Pena & Pergaminho. Iniciado em junho de 2012 e colocado em prática em julho do mesmo ano.

Consiste em um sorteio realizado todo mês entre os membros do grupo que tenham alguma arte e que queiram mostrá-la. O sorteio é visível e feito ao final de cada pergaminoso.

O sorteado do mês terá a chance de exibir a sua arte (seja ela poética, dramática, musical...) para os outros membros do grupo (visitantes ou os que frequentam os encontros mensalmente) e ser questionado sobre a mesma pelas pessoas que o prestigiam, através da elaboração de perguntas que serão respondidas pelo próprio artista do mês.

É uma oportunidade para os participantes, que tenham algum trabalho artístico, mostrar o que produzem e ficarem um tempo com os holofotes só para si, falando um pouco do motivo que os inspiram a se manifestar através dessa forma artística, além de tirar as dúvidas que surgirem dos ouvintes e apreciadores de seu trabalho.

Rodrigo Ferreira.